Aviação Civil

Fraport assume controle dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza

Empresa alemã terá 100% de participação nos aeroportos por 30 anos em FOR e 25 em POA.

À 00h01 de hoje a empresa alemã Fraport assumiu a gestão dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre. A companhia alemã administrará os aeroportos por 30 anos e 25, respectivamente. A missão agora é alavancar o crescimento de ambos e completar ou realizar as obras deixadas pendentes pela Infraero.

Fraport_Créditos Maicon Hinrichsen-min (1)

Entrega das chaves do aeroporto à Fraport. Foto: Divulgação Fraport/Maicon Hinrichsen

Primeiramente, a companhia operará sob supervisão da Infraero por três meses – contudo, os títulos da Fraport já podem ser vistos nos painéis dos aeroportos. Isso é apenas um sinal do investimento de R$ 600 milhões que devem ser investidos em cada um.

Andreea Pal, CEO das duas concessionárias – Fraport Brasil – Porto Alegre e Fraport Brasil – Fortaleza –, manifestou-se em comunicado à imprensa: “Acreditamos no potencial de ambos os aeroportos, Porto Alegre e Fortaleza, e concentraremos nossos esforços em aumentar a atratividade deles por meio de melhorias contínuas em sua infraestrutura e processos operacionais”.

Ambos os aeroportos terão uma série de reformas nos terminais, com mudanças nos sistemas de administração das bagagens, nas pontes de embarque, que serão trocadas, nos sistemas de segurança e também nos próprios terminais, que serão remodelados. Também haverá melhorias nos sistemas de wi-fi e nos banheiros.

É claro que cada aeroporto tem suas particularidades. Em POA, as maiores necessidades são a ampliação da única pista, o aumento do Terminal 1 e a construção do novo Terminal de Cargas. Todas essas obras estavam paradas com a administração da Infraero. Já em FOR, as principais obras esperadas são a ampliação da pista e do terminal.

A estimativa da Fraport é de que tanto Fortaleza quanto Porto Alegre tenham um crescimento de tráfego anual da ordem de 5%. Mas já em 2018 ambos terão grandes novidades; FOR receberá os novos voos da Joon e da KLM para Paris e Amsterdã respectivamente, em parceria com a Gol, que fará uma grande ampliação da oferta na capital cearense, incluindo voos para os EUA; a segunda frequência da Condor para Frankfurt e da TACV para Cabo Verde. A LATAM Brasil também iniciará dois voos semanais para Orlando e o segundo semanal para Miami. Por fim, a Copa iniciará suas operações por lá com duas frequências semanais para a Cidade do Panamá.

Porto Alegre também terá um bom crescimento com a volta do segundo voo diário do Grupo Aerolíneas para Buenos Aires, a ampliação do voo da Gol para Montevidéu e o possível incremento no voo da TAP para Lisboa, que pode passar de três voos por semana a um diário. A Copa também aumentará seus voos para o seu hub na Cidade do Panamá com mais quatro semanais, passando a operar em POA onze vezes por semana.

Categorias:Aviação Civil

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s