Aviação Civil

Antonoaldo Neves, ex-presidente da Azul, será próximo presidente da TAP

Executivo já estava em Portugal desde agosto como CCO (Chief Commercial Officer) da companhia portuguesa.

O jornal português Expresso adiantou em sua edição de hoje que o presidente da TAP, Fernando Pinto, deixará a liderança da companhia aérea portuguesa no dia 31 próximo. Seu substituto, conforme informa o periódico, já é conhecido do público brasileiro: Antonoaldo Neves, ex-presidente da Azul.

IMG_3574

Antonoaldo Neves em foto do ano passado, quando ainda era presidente da Azul.

Antonoaldo saiu da Azul em agosto do ano passado, tendo assumido como CCO – Chief Commercial Officer da TAP. Terá agora a missão de capitanear a empresa privatizada em novembro de 2015.

Há de se lembrar que o consórcio privado Atlantic Gateway, que detém 45% da TAP, é formado pelo empresário português Humberto Pedrosa e também pelo fundador e chairman da Azul, David Neeleman; dessa forma, a escolha pode não ter sido tão difícil, visto que outros ex-executivos da companhia brasileira estão trabalhando na TAP atualmente, como Trey Urbahn (ex-CCO da Azul e atualmente Chief Strategy Officer – CSO na TAP) e Sami Foguel (ex-Vice-Presidente de clientes na Azul e atualmente COO – Chief Operational Officer na portuguesa).

Fernando Pinto, brasileiro nascido em Porto Alegre, está na TAP desde 2000. Antes de ser contratado pela companhia portuguesa, presidia a VARIG desde 1996. Desde sua chegada, sua missão era levar a companhia para a privatização. O processo foi finalizado apenas 15 anos depois. Mas se por um lado a privatização da companhia demorou tanto, por outro a companhia cresceu muito durante a presidência do executivo gaúcho: a TAP hoje é três vezes maior do que no início dos anos 2000. A perspectiva para a companhia atualmente também é ótima; em 2017, a TAP cresceu cerca de 21% em relação ao ano anterior.

A eleição da nova direção da TAP deve ser formalizada na assembleia geral a ser realizada no dia 31 de janeiro. Até lá, Fernando Pinto deve continuar como presidente da empresa. Em carta aos funcionários noticiada pelo site português ECO, Pinto agradece a todos pela confiança. Referendou a escolha de Antonoaldo como seu sucessor, considerando-o “a pessoa certa” e um “profissional com grande know-how no setor”. Além disso, considerou seu tempo na TAP como desafiador, dizendo que de seus 17 anos na companhia, 15 foram de “sobrevivência”. Segundo o empresário, “sobrevivência à falta absoluta de capital, às imensas flutuações cambiais, à reestruturação da frota e por fim à chegada das low cost. Lembro-me de momentos de grandes desafios mas, acima de tudo, momentos de superação, em que foi possível, com a ajuda de todos, acreditar que a empresa tinha futuro”. Fernando anunciou, ainda, que será assessor da companhia pelos próximos dois anos.

No Brasil, a TAP é a maior operadora europeia, com voos para 10 capitais em 71 frequências semanais. Para 2018, a companhia já anunciou mais seis frequências. Quatro para São Paulo e uma cada para Confins e Brasília.

Categorias:Aviação Civil

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s