Aviação Civil

Flybondi inaugura suas operações regulares na Argentina

Primeiro voo da startup argentina dá início à era low-cost no país.

Ontem a nova low-cost argentina Flybondi iniciou suas operações regulares com um voo entre Córdoba e Puerto Iguazú. Esse fato pode ter sido o primeiro passo para uma grande mudança no transporte aéreo no país vizinho, pois foi a primeira operação regular de uma low-cost. A chegada delas promete transporte aéreo acessível a todos, aumentando o número de passageiros no país e dando dor de cabeça para as concorrentes, em especial a Aerolíneas.

capa

O voo FO/FBD5432 partiu às 15h24 de Córdoba com todos os seus 189 assentos ocupados, chegando a Iguazú às 17h01. Estavam presentes no evento o CEO da Flybondi, Julian Cook, e o ministro dos transportes argentino, Guillermo Dietrich, que não embarcou, embora tenha dado entrevistas e saudado a aeronave no momento da saída. O voo também contou com convidados e passageiros pagantes.

Aos jornalistas presentes, Dietrich comemorou. “Isso é um marco para a Argentina. Uma empresa nova voando significa mais pilotos trabalhando, mais tripulantes de cabine, mais pessoas voando pela primeira vez. Desde hoje viajar de avião deixa de ser sinônimo de privilégio. E com isso segue crescendo o turismo.”

O clima no voo foi de festa. Os passageiros presentes ganharam uma camiseta com o número do voo e, durante a fase de cruzeiro um funcionário inclusive cantou uma música para a companhia. Quando perguntados, cerca de 20% dos presentes afirmaram que aquele era seu primeiro voo. E é justamente essa mudança que a Argentina verá nos próximos tempos com as low-costs – mais ou menos a mesma que o Brasil passou na década passada.

Para este ano, o investimento na Flybondi deve ser da ordem de 1,375 bilhões de dólares, segundo informações do Clarín. A expectativa é que 2018 encerre com 10 aviões, dois milhões de passageiros e mais de 100 voos por semana – inclusive alguns internacionais. Para 2021, a pretensão é ter 30 aeronaves, dez milhões de passageiros, 43 destinos domésticos, 42 internacionais, mais de 500 voos semanais e 1500 funcionários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s