Aviação Civil

Embraer E190-E2 recebe certificação da ANAC, EASA e FAA

Entregas devem começar em abril.

Atualizado 01/03/18 às 11h00

A Embraer recebeu nesta quarta-feira (28), certificação simultânea da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), EASA (European Aviation Safety Agency) e FAA (Federal Aviation Administration) para o E190-E2, o primeiro modelo da segunda geração de jatos comerciais da empresa.

Ao longo do programa de certificação foram usadas duas aeronaves para um total de 2.000 horas de vôo e 45 mil horas de testes em solo. Da apresentação do projeto em 2013 até a certificação do modelo foram cinco anos.

O Ponte Aérea esteve presente no evento realizado pela Embraer em São José dos Campos (SJK) na qual foi comemorada as certificações no mesmo momento.

0M0A3598

O Embraer 195-E2 sendo escoltado pela Esquadrilha da Fumaça.

“Tive a satisfação de lançar o programa E-Jets E2 em 2013 e, por isso, é muito emocionante ver o E190-E2 alcançar hoje o Certificado de Tipo, conforme planejado e no orçamento. Nossas equipes de desenvolvimento mais uma vez se superaram com sua criatividade, dedicação e competência! Além de alcançar todos os objetivos de desenvolvimento, vários pontos importantes, como consumo de combustível, desempenho, ruído e custos de manutenção, ficaram melhores que o originalmente especificado”, afirmou Paulo Cesar de Souza e Silva, Presidente e CEO da Embraer.

“Quero felicitar todas as equipes envolvidas no programa, todos na Embraer desempenharam um papel nesta enorme conquista, trazendo ao mercado o melhor e mais eficiente avião de corredor único do mundo. O E190-E2, ao lado de Legacy 450, Legacy 500 e, em breve, o KC-390, posiciona a Embraer como uma das principais empresas aeroespaciais do mundo.”

É a primeira vez que um programa aeronáutico com o nível de complexidade do E2 recebe um certificado de tipo de três das maiores autoridades internacionais de certificação simultaneamente.

A geração E2 possui 228 pedidos, sendo 63 do modelo E190-E2 tendo a primeira entrega prevista para ocorrer em abril, para a Widerøe da Noruega. No Brasil, a Azul tem pedido firme para 30 unidades e 20 opções.  Confira mais fotos do evento realizado em São José dos Campos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s