Aviação Civil

Tripulações femininas no Dia Internacional da Mulher

Companhias aéreas fazem ações em homenagens ao Dia Internacional da Mulher.

Cada vez mais as mulheres ganham os céus do Brasil e do mundo. Elas estão presentes em praticamente em todos os setores operacionais das companhias aéreas, do Check-in até a cadeira de Comandante. No Brasil, as companhias aéreas realizam ações especiais para homenagear o Dia Internacional das Mulheres.

Na GOL, as ações começaram no último dia 05 e vão até o próximo domingo (11). Serão 14 voos com tripulação 100% feminina. “Acredito que o caminho está aberto para que as mulheres mostrem todo seu potencial na aviação brasileira.  Hoje em dia, não há mais espaço para discursos que nos restrinjam a papéis inferiores. Aqui na GOL, mais que gênero, somos diversidade de pensamentos e capacidades e podemos atuar em todas as posições de uma companhia área”, afirma a comandante Gabriela Duarte, que esteve hoje a bordo do voo especial da companhia.

Segundo o levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), aponta um crescimento de 106% no número de licenças em atividades de mulheres emitidas pela Agência. Ao todo na GOL, são 30 mulheres que ocupam os postos de comandante e copiloto.

Pioneira nesse quesito no Brasil, a VASP foi a primeira companhia aérea a introduzir mulheres à frente de suas aeronaves. Dos 638 pilotos que trabalhavam na companhia entre os anos 90 e 2000, apenas duas ocupavam esses cargos, a comandante Carla Roemmier e a copiloto Aeiete Ziolkowiski. Já entre 1400 os comissários de voo, as mulheres representavam cerca de 57% do quadro do setor.

Tripulação feminina VASP

Matéria publicada na Revista Flap Internacional mostrava o “Voo das Mulheres”. Ação inédita no país. Texto e foto por Paulo Cunha.

A Azul, possui 53 mulheres ocupando essas posições, nos variados tipos de aeronaves da frota da companhia (ATR, Embraer Ejet, Airbus A320neo e A330). “Eu não sonhei com o sucesso. Tenho uma carreira de lutas, tropeços e vitórias. Ser a única comandante do A330 na Azul é mais uma conquista que eu carrego em homenagem a todas as pessoas e, principalmente, às mulheres que sonham em ter seu lugar ao sol. Quero que a minha trajetória sirva de espelho para aquelas que têm a paixão de voar como eu”, afirma Bethania, comandante do Airbus A330-200.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Azul divulgou nesta semana um vídeo da série “Histórias de quem voa com a Gente”, que mostra a reação de uma menina, que faz sua primeira viagem de avião e se surpreende ao ver que o piloto da aeronave é, na verdade, uma mulher. Até o dia 15 deste mês, em voos comandados por mulheres,  os comissários da companhia convidarão as crianças que estiverem a bordo para uma visita à cabine de comando após o pouso. O objetivo é inspirá-las a entenderem que mulheres podem estar em todas as profissões e também a optarem pela profissão no futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s