Aviação Civil

FIDAE 2018: 20ª edição da principal feira de aviação da América Latina

Durante os quatro dias da FIDAE 2018, nações de cinco continentes, representadas por empresas de alto prestígio, se encontram estabelecendo diferentes alianças e realizando acordos comerciais com seus clientes e expositores.

Os tópicos exibidos em diferentes conferências realizadas por autoridades do governo, empresários e acadêmicos, evidenciam o profissionalismo e excelência de um evento que instala em nosso continente sul-americano que é referência no âmbito aeroespacial, defesa e segurança.

Para melhor leitura, o Ponte Aérea irá dividir em três partes de como foi a FIDAE 2018: aviação militar; aviação civil e show aéreo; e o voo para imprensa no Airbus A400M. Nesta primeira parte, iremos apresentar os destaques da aviação militar, que foram os principais protagonistas da aviação na feira.

Embraer (Brasil e Chile)

O Brasil esteve presente na 20ª edição da FIDAE através da parceria com a Embraer e a Força Aérea Brasileira. Estiveram na feira o Embraer KC-390 e o Embraer A-29 Super Tucano, este que também foi exibido a primeira unidade entregue ao Chile.

Desde sua criação em 1969, a Embraer entregou milhares de aeronaves ao redor do mundo, sendo a líder na fabricação nos últimos anos de aeronaves com capacidades de até 150 assentos. O mais recente projeto voltado para a área militar, o Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte tático que combina a agilidade de um jato com a economia de um turbohélice. A aeronave pode ser utilizada em várias situações, como transporte de tropas e equipamentos, reabastecimento, busca e salvamento além de operações humanitárias. Atualmente, o KC-390 encontra-se em sua fase final de testes, e a Embraer espera homologar a aeronave ainda este ano, assim como a entrega da primeira unidade.

Sua larga cabine, permite transportar dezenas de militares ou até 26 toneladas de carga. O cabine de comando, é uma das mais modernas produzidas pela Embraer, com LCDs grandes e alta tecnologia empregada.

O Embraer A-29 Super Tucano é utilizado por mais de dez países em todo mundo. Suas funções vão de ataque rápido à vigilância aérea. Possui baixo custo de operação e manutenção, fazendo com que a aeronave alcance alto nível de reputação internacional. Na FIDAE 2018, foi representado pela tradicional Esquadrilha da Fumaça e pela Força Aérea do Chile, a mais nova operadora do equipamento.

Estados Unidos da América 

Os Estados Unidos inovou na 20ª edição da FIDAE. Este ano, representados pela USAF, Boeing e Lockheed Martin, estiverem presentes pela primeira vez em solo o caça F-35 e o bombardeiro B-52.

Outras aeronaves que já estiveram presentes em edições anteriores também figuraram entre as atrações estáticas, como o Boeing C-17 Globemaster III, Boeing KC-135 e o McDonnell Douglas KC-10 Extender. Esteve também presente o caça F-22 Raptor, que realizava apresentações pontuais durante a feira.

Europa

A Europa contou com a participação dos países França, Itália e Suécia na FIDAE 2018, através das empresas Airbus, Alenia e SAAB respectivamente.

A Airbus apresentou pela primeira vez no Chile, o A400M. Aeronave de transporte tático, foi desenvolvido para ser capaz de substituir aeronaves como o C-160 e C-130 Hércules. O A400M recebeu mais de 190 pedidos a partir de países da OTAN, África do Sul e Malásia. A Airbus também foi representada pelo Casa C-295 da Marinha do Chile.

Assim como nas outras edições, a Alenia apresentou o C-27J Spartan, representada pela Força Aérea do Peru. A SAAB deixou em exposição uma réplica em tamanho real do Gripen, modelo que será utilizado na Força Aérea Brasileira.

Outras apresentações

Categorias:Aviação Civil, Matérias Especiais

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s