Ponte Aérea

Onde a notícia voa

Pista auxiliar do Aeroporto Internacional de Salvador é reaberta

Após passar por melhorias, a pista auxiliar 17/35 foi reaberta para operações nessa terça-feira (02/10). As intervenções começaram em abril desse ano e estavam previstas no contrato de concessão do Aeroporto de Salvador (SSA). 

11088747116_5d89b0b1aa_b
Fotografia por Infraero Aeroportos.

Entre as melhorias realizadas na pista 17/35, estão adequação da faixa de pista e faixa preparada da pista de pouso e decolagem, implantação de acostamentos das principais taxiways e da área de segurança de final de pista – conhecida como RESA (Runway End Safety Area) – em ambas as cabeceiras.

As obras na psita principal estão divididas em três etapas. A primeira será a delimitação da área de segurança de final de pista (RESA), ajustes na faixa de pista e recapeamento, também terá melhorias no acostamento e na sinalização horizontal nos 900m finais da pista.

As obras incluem ainda intervenção na taxiway A, uma das pistas destinadas à movimentação das aeronaves, paralela à área de pousos e decolagens. As obras estão divididas em duas fases (1B e 1C), nos próximos quatro anos. A primeira foi iniciada em abril de 2018 e tem previsão de conclusão em outubro de 2019. A segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021.