Aeroportos

Obras no novo aeroporto da Cidade do México são canceladas

Decisão foi tomada após um controverso plebiscito realizado pela equipe do futuro presidente mexicano.

Após um plebiscito controverso, que durou quatro dias e foi organizado pela equipe do futuro presidente mexicano Andrés Manuel Lópes Obrador, as obras do novo aeroporto da Cidade do México foram canceladas.

O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou na segunda-feira passada (29/10), que seu governo cumprirá os resultados do controverso referendo para não continuar as obras do novo aeroporto na Cidade do México, avaliado em cerca de US$ 13 bilhões.

76BCBCDB-C3AA-4D5D-B5C4-E5B8227137AE-676-00000022BA39D883

Foto: Fundacin ICA

IMG_2566

Norman Foster

O consórcio que foi encarregado da construção desta instalação, concedido em dezembro de 2016, é controlado pelo Grupo Carso do empresário Carlos Slim, dos quais participam as empresas espanholas FCC e Acciona.

O contrato consistia em construir o que seria o maior terminal de aeroportos da América Latina, o novo terminal teria 743 mil metros quadrados. O edifício foi projetado pelos arquitetos Norman Foster e Fernando Romero, que lhe deram a forma de “X” em alusão ao nome do México, o novo terminal teria uma capacidade total quando completamente construído para acomodar 125 milhões de passageiros por ano.

IMG_2567

Norman Foster

IMG_2568

Norman Foster

Não é a primeira vez que a construção de um novo aeroporto para a Cidade do México é cancelada. Em 2001, houve numerosos protestos no país depois que o então Presidente Vicente Fox anunciou a construção de um aeroporto na Cidade do México, razão pela qual o líder cancelou o projeto no ano seguinte.

A decisão pelo cancelamento da construção do novo aeroporto da capital mexicana preocupa não só as companhias aéreas do país, já que o atual aeroporto da capital, o Benito Juárez opera atualmente no seu limite operacional. Encravado no meio da maior cidade da América Latina, seus terminais e pistas não possuem espaços para grandes obras.

“O atraso do aeroporto por conectividade no México não é uma boa notícia (…) Este aeroporto era necessário “, disse no Panamá Alexandre de Juniac, presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Comunicado da NAIM – Nuevo Aeropuerto Internacional de México:

IMG_2570

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s