Aeroportos

Aeroporto de Guarulhos implementa operação para pousos e decolagens simultâneos

Projeto Agile GRU, permite pousos e decolagens simultâneos.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos começou a utilizar desde a última quinta-feira, 6, um novo procedimento que permite pousos e decolagens simultâneos. O novo procedimento faz parte do Projeto Agile GRU, apresentando nesta terça-feira (11).

A implementação das Operações Segregadas sob Condições Metereológicas Visuais – VMC, no Aeroporto de Guarulhos tem como principal objetivo proporcionar um melhor fluxo de tráfego aéreo chegando e partindo de Guarulhos, sem aumentar a carga de trabalho de controladores de tráfego aéreo e pilotos.

Os mínimos operacionais para a operação segregada sob condições VMC em Guarulhos são: teto de 1500 pés e visibilidade igual ou superior a 5000 m.

O Projeto Agile GRU é resultado do trabalho conjunto entre o DECEA, o Aeroporto de São Paulo (GRU Airport), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a International Air Transport Association (IATA), com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A operação, que dá independência às duas pistas, aumentará a capacidade de funcionamento do aeroporto, especialmente nos horários com maior movimento aéreo. O percentual de tempo em condições meteorológicas visuais é de 75%, o que torna viável esse tipo de procedimento.

De acordo com a concessionária GRU Airport, o aeroporto movimenta cerca de 830 voos diários entre pousos e decolagens.

Com esta operação, observa-se a oportunidade de, associada a outras iniciativas, obter ganhos reais de capacidade aeroportuária, por meio da maior flexibilidade operacional no uso do sistema de pistas instalado em Guarulhos. O objetivo inicial é atingir a meta de 60 operações (pousos e decolagens) até outubro de 2020.

Uma das cartas de aproximação para a pista 09R de Guarulhos:

IMG_2906IMG_2907

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s