Aviação Civil

Airbus anuncia fim da produção do superjumbo A380

Com poucos pedidos fabricante europeu decide pelo fim da produção do A380.

A fabricante europeia Airbus, anunciou nesta quinta-feira, 14, que irá encerrar a produção do superjumbo A380, a última aeronave será entregue em 2021.

Após impasse com a Emirates, principal cliente da aeronave, a companhia aérea com sede em Dubai, informou à Airbus a intenção de não encomendar mais unidades do gigante europeu. Para manter o ritmo de produção do A380 em seis aeronaves por ano, um novo acordo com a Emirates era vital para o programa.

“Não temos um backlog substancial do A380 e, portanto, nenhuma base para sustentar a produção, apesar de todos os nossos esforços de vendas com outras companhias aéreas nos últimos anos. Isso leva ao fim das entregas do A380 em 2021”, disse o diretor executivo da Airbus, Tom Enders.

IMG_3312

Airbus A380 – Emirates © Gabriel Toledo

A empresa europeia afirmou que a linha de produção do A380 será fechada em 2021, depois que os 14 aviões finais forem entregues à Emirates. A Airbus esperava vender entre 750 a 1000 A380. Quando a produção terminar, 250 serão construídos, 123 deles para apenas uma companhia aérea: a Emirates.

“O A380 não é apenas uma excelente engenharia e conquista industrial; passageiros de todo o mundo adoram voar nesta grande aeronave. Por isso, o anúncio de hoje é doloroso para nós e para as comunidades do A380 em todo o mundo. Mas, tenha em mente que os A380 ainda vagarão pelos céus por muitos anos e a Airbus continuará apoiando os operadores do A380″, acrescentou Enders.

IMG_0263.jpg

Centésimo A380 entregue à Emirates. © Gabriel Toledo

A Airbus entrará em negociações com os sindicatos nas próximas semanas sobre os 3.000 a 3.500 postos de trabalho potencialmente afetados. Enders disse posteriormente que a empresa não poderia garantir que todos manteriam seus empregos.

Grande parte da frota de A380 permanecerá em serviço por pelo menos 20 anos, ou seja, resta uma década até mesmo para os primeiros modelos fabricados.

Anúncios

Categorias:Aviação Civil

Marcado como:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s