Aviação Civil

Aeroporto de Tocumen, no Panamá, inaugura novo terminal

Tocumen amplia capacidade para 25 milhões de passageiros por ano.

O Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, iniciou a operação de seu mais novo terminal de passageiros. Inaugurado oficialmente na segunda-feira, 29, as instalações ampliam a capacidade e o conforto dos usuários do ‘Hub de las Américas’

Projetado pelo renomado arquiteto britânico Norman Foster, o Terminal 2 possui capacidade para 18 milhões de passageiros por ano. São 106.000 metros quadrados, 20 pontes de embarque e oito posições remotas. O moderno prédio de quatro andares foi construído com um investimento de US$ 918 milhões.

IMG_3560

Com a implantação do novo sistema de bagagens, que funcionará de forma sincronizada entre os terminais T1 e T2, poderá ser movimentado, verificado, organizado e entregue cerca de 7.200 malas por hora.

O principal centro de conexões da Copa Airlines, passa a contar com 54 portões de embarque e 20 posições remotas. Com as novas instalações, Tocumen poderá movimentar 25 milhões de passageiros anuais.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atualmente, o aeroporto opera com uma média de 400 voos por dia, para 84 destinos em mais de 37 países da América, Europa e em breve Ásia.

O Projeto

O novo terminal conta com duas alas simétricas, que se estendem para o leste e oeste a partir de um saguão central, onde pode ser visto um exuberante jardim aberto, com árvores das florestas tropicais do Panamá, visíveis dentro de um recinto de vidro curvo. A estrutura do edifício é unificada sob um telhado aerodinâmico, com tons em bronze metálico.

IMG_3570

 

Para facilitar as conexões, principal função de Tocumen, Foster buscou diminuir e facilitar os deslocamentos no terminal. O desenho em curva da fachada, foi cuidadosamente balanceada para minimizar a distância caminhada entre as posições de embarque.

743E778F-46A9-4D2A-BF97-8E750642DDB2-321-0000002B4871216E

Todo o projeto levou em conta as condições e intempéries da região, e foi concebido com uma estratégia ambiental abrangente. O teto possui aberturas, permitindo a penetração de luz natural ao longo de toda a extensão da estrutura. Uma profunda curvadura protege a fachada envidraçada do ganho solar, diminuindo a necessidade de resfriamento mecânico.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s