Aviação Civil

O voo alto de Niki Lauda; tricampeão da F1 e apaixonado pela aviação

Tricampeão da Fórmula 1 faleceu na última segunda-feira (20).

Hoje cedo Lewis Hamilton conquistou sua 77ª vitória na Fórmula 1, no tradicional GP de Mônaco. Sua vitória foi dedicada ao tricampeão Niki Lauda, que morreu na segunda-feira passada.

Para além das pistas e para além do paddock, Andreas Nikolaus Lauda foi um empresário de sucesso na aviação. Mais do que sucesso, conquistou o respeito e a admiração da indústria da aviação comercial como um todo, devido à sua personalidade honesta, direta e muito séria. Fundou três companhias aéreas: a Lauda Air, a Niki e a Laudamotion.

04B477C4-FAD4-48EC-831C-C776DC300461-1101-000000357DE283EE

Essa foi possivelmente a corrida mais difícil que eu tive, mas de toda forma eu estava lutando com o espírito de Niki. Niki foi uma pessoa muito influente em nosso time, nos ajudando a chegar onde estamos. Então eu sei que ele estará olhando para nós e sei que ele tirará o chapéu para nós hoje.

– Lewis Hamilton

Seus investimentos na área tiveram início em 1979, quando fundou a Lauda Air, após abandonar a carreira de piloto pela primeira vez – de 1982 a 1984 ele fez mais uma passagem pelo esporte. A partir daí, sua empresa aérea passou a receber mais atenção, iniciando voos regulares em 1987.

Em 1991, teve o maior baque de sua vida – segundo ele, maior do que o acidente que quase lhe matou, em 1976; um de seus 767 caiu logo após decolar de Bangkok. Lauda foi de Viena pessoalmente ao local do acidente. Sua postura pró-ativa foi crucial para o desfecho das investigações; entre os destroços, Lauda observou que um dos motores estava com o reversor aberto.

Eu era chamado por parentes das vítimas das vítimas todos os dias, sempre me fazendo a mesma pergunta: “mr. Lauda, por quê?”. E eu imediatamente percebi o que era mais importante para essas pessoas em tudo isso:  perder um de seus filhos, maridos, esposas, seja o que for… dar a eles uma explicação.

Então eu me esforcei como você não imagina. Em primeiro lugar, eu disse: se isso é de responsabilidade da Lauda Air, eu devo renunciar imediatamente, pois eu não fui capaz de deixar um avião voar com segurança de A a B.

Niki Lauda em entrevista a Graham Bensinger

Oito meses depois, a Boeing descobriu que o acidente foi decorrente de uma falha de projeto, que fez com que o reversor se abrisse em pleno ar. Quando a falha finalmente foi descoberta, Niki, contrariando pedidos da fabricante, ordenou que a Boeing anunciasse a novidade imediatamente, de modo a dar uma resposta aos parentes das vítimas o quanto antes.

Em 2001, Lauda vendeu as ações de sua companhia à Austrian Airlines. Dois anos depois, em parceria com a Air Berlin, criou a low-cost Niki. Em 2011, a Air Berlin comprou todas as ações de Lauda.

Com a quebra da Air Berlin em 2017, Niki recomprou a sua antiga empresa, em parceria com a Ryanair, nomeando-a “Laudamotion”. No fim de 2018, a gigante europeia absorveu a companhia, comprando o resto das ações.

IMG_2689

Lauadamotion a última companhia aérea criada por Niki Lauda.

Além de empresário, Lauda também costumava pilotar as aeronaves de suas próprias companhias aéreas. Uma matéria do The Guardian em 2004 contava que ele já tinha mais de 13 mil horas de voo, e que voava cerca de duas vezes por semana. Segundo o texto, para enfrentar as grandes low-cost a partir de seu hub em Viena, a Niki tinha um produto melhor. Para compensar os custos mais altos, fugia da sindicalização, o que rendeu a Lauda algumas brigas.

Sempre há o discurso típico das grandes companhias. Sobreviveremos se fizermos um trabalho melhor. Tudo o que você precisa é uma estrutura de menor custo, e encontrar passageiros o suficiente para pagarem por isso.

Lauda em entrevista ao The Guardian

Apesar de eventuais rixas, Lauda sempre foi uma figura respeitadíssima por todos. Em entrevista ao Skift, Cristopher Debus CEO da Thomas Cook, declarou que “ele era incrivelmente direto, extremamente afiado, ia direto ao ponto. Isso, combinado com um bom senso de humor, deixava as discussões muito divertidas”.

241AB3EE-0135-429B-8C67-A9348DD56958-1101-0000003A1DEBB1A1

Lauda teve a coragem de criar companhias aéreas no disputado mercado interno europeu, indo contra as gigantes Ryanair e EasyJet e criando força competitiva nos mercados que atendia; não à toa, suas três companhias aéreas foram vendidas ou se aliaram a grandes companhias aéreas do continente.

E é esse o legado que Lauda deixará, além das pistas, como piloto que se superou, encarando a morte de perto em um acidente gravíssimo e voltando a correr semanas depois, Niki foi um empresário corajoso em uma das indústrias mais difíceis do mundo; a do transporte aéreo comercial.

Categorias:Aviação Civil

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s