Artigos Históricos

A experiência de voar o A330neo da Azul

Confira os detalhes da primeira operação comercial do mais novo A330neo da Azul.

Podia ser mais um sábado comum nos aeroportos de Campinas (VCP) e Recife (REC). Porém, o primeiro dia do mês de junho foi marcado pelo primeiro voo comercial do Airbus A330neo da Azul, um bate-volta entre os dois aeroportos.

DSC_0043-2

O portão de embarque foi preparado especialmente para o voo, com banners e balões para comemorar a estreia. Antes do embarque ser iniciado, Marcelo Bento, diretor de alianças da Azul, respondeu a várias perguntas da imprensa sobre a nova aeronave e também a outras dúvidas em relação à companhia. Sobre o novo avião, Marcelo destacou que a possibilidade de utilizar a mesma tripulação do Airbus A330-200 foi um fator decisivo para a escolha do A330neo em substituição às encomendas do Airbus A350. Ao ser questionado sobre a frota internacional, respondeu que inicialmente as 5 unidades do A330neo serão para complementação e não substituição dos atuais A330-200. Segundo Bento, com a incorporação dos cinco A330neo até o final do ano que vem, o novo modelo poderá ser visto voando para as outras bases internacionais de longo curso da Azul, atualmente Confins (CNF) e Recife (REC).

Após os questionamentos, Bento deu início à preparação do embarque, anunciando para os clientes presentes que este seria o primeiro voo comercial do A330neo na Azul. O voo estava com sua ocupação máxima de 298 clientes, distribuídos em 34 na Business, 108 na Economy Xtra e 156 na Economy. Uma curiosidade sobre o interior é que ele é o mesmo utilizado pela TAP Portugal, pois a aeronave era de uma encomenda da companhia portuguesa. A Azul conseguiu apenas alterar as cores dos tecidos e a instalação de dois jumpseats a mais para comissários.

Durante o embarque, foram distribuídos para os clientes um pedaço de bolo com a mensagem de boas-vindas ao A330neo – o primeiro das Américas. O pessoal da imprensa foi os último a embarcar na aeronave. Fomos acomodados na Business da aeronave. Meu assento na ida foi o 8K, penúltima janela do lado direito da aeronave. Antes das portas fecharem foi possível uma foto com os pilotos no cockpit.

Para este voo, foram escalados o Comandante José Jacques Godoy Jr. e o Primeiro Oficial Marinheiro. Ambos fazem parte do treinamento de pilotos da Azul. O Cmte Godoy,entrou em linha aérea em 1998 na Pantanal, na qual voou os ATR da empresa. Após, foi para a TRIP, voando ATR e Embraer. Em 2010, antes mesmo da fusão, foi para a Azul voar o Embraer, até ser convidado para a primeira turma de pilotos do A330. Godoy é gerente geral de Flight Standards na Azul, na qual é responsável pela padronização e confecção dos manuais para os pilotos da companhia, desde o Pilatus ao A330/A330neo. Também realizou o voo de aceitação do A330neo na fábrica da Airbus em Toulouse (TLS).

IMG_4240_pa

As portas do voo foram fechadas às 13h52, e logo iniciamos o pushback e acionamento do voo AD5304. Iniciamos o nosso taxi para a pista 33 de VCP e em instantes estávamos deixando o solo paulista rumo à capital pernambucana.

Enquanto o serviço de bordo não era iniciado, aproveitei para tirar algumas fotos no interior da aeronave, inclusive da poltrona da Business. A poltrona possui três posições pré-definidas, a primeira para pouso e decolagem com o encosto em 90º, a segunda com encosto inclinada em 45º e a terceira com inclinação total em 180º, chamada de flat bed.

Após cerca de uma hora, quando sobrevoávamos Confins (CNF), em nível de cruzeiro de 41 mil pés sem turbulências, o serviço de bordo foi iniciado pela tripulação comercial com toda a alegria possível. Para este voo especial, foram oferecidos além dos tradicionais snacks da Azul duas opções de sanduíche. Optei pela opção de frango desfiado e os snacks para acompanhar. Neste horário as bebidas disponíveis eram sucos de cajú e laranja, refrigerantes Coca-Cola e Fanta Guaraná. Os snacks foram Batatinha Chips, Goiabinha, Torresminho, Bolinho, Amendoim e as famosas balinhas de aviãozinho da Azul. 

O clima do voo foi bastante descontraído na Business com a equipe de imprensa, e o voo passou bem rápido. Foi possível discutir sobre a nova aeronave, que é mais silenciosa que o A330-200 e mais confortável. Faltando cerca de trinta minutos para nosso pouso no Recife (REC) foi oferecido cafezinho para os clientes. 

Iniciada a descida, foi possível observar a capital pernambucana  ao nosso lado direito. Nosso pouso programado era para as 17h04, cumprindo a previsão de 2h45 de voo. Fomos brindados com uma belíssima aproximação de poucas nuvens com pôr do sol bem em cima da asa e um incrível pouso macio pela pista 18. Em poucos minutos estávamos já em nossa posição 13 do terminal de passageiros.

Após o desembarque, seguimos para o Crew Rest da Azul recém inaugurado no Recife. A partir de agora, os tripulantes terão uma infraestrutura para o descanso enquanto aguardam seus voos ou respectivo acionamento.

Com o tempo curto em solo, fomos para a sala de embarque. O embarque do nosso voo de retorno para VCP já estava iniciado, faltando alguns clientes. Desta vez, meu assento seria o 8C, que é a janela do lado esquerdo. O embarque foi encerrado e realizamos o push back com cerca de 5 minutos de antecedência, às 18h40.

IMG_4437_pa

A tripulação era a mesma que havia levado a gente na ida. Em poucos instantes, os pilotos Godoy e Marinheiro deram início ao taxiamento até a pista 18. Os motores Trent 900 tiraram a gente de solo rapidamente às 18h55. Foi possível observar a capital pernambucana toda iluminada antes de passarmos pela camada de nuvens. Desta vez, nosso nível de cruzeiro seria 40 mil pés.

Ao passar pelo través de Aracajú, foi iniciado o serviço de bordo. Assim como no trecho de ida, foram oferecidos sanduíches acompanhados pelos snacks. Desta vez, a escolha ficou com o sanduíche de presunto, queijo e salada. As bebidas também foram as mesmas, porém por causa do horário, foi oferecido cerveja Stella Artois. A escolha ficou com a cerveja e um amendoim para acompanhar. 

Durante o voo de retorno, foi possível conversar com a comissária Netye Nubya. Hoje, além da profissão de comissária, também presta serviço para a Azul como Cabin Standards, um trabalho semelhante do Cmte Godoy, porém voltado para a tripulação comercial. Nubya realiza o trabalho da confecção, adaptação e treinamento dos comissários em toda a frota.

IMG_4480_pa

A comissária chefe Netye Rubya deu os detalhes de sua carreira.

Atualmente, por não possuir tempo suficiente para voar todas os modelos de aeronaves da companhia, escolheu em voar no A320neo e A330 para manutenção de sua carteira. Ela começou sua jornada na aviação voando na TRIP e foi para a Azul na fusão das companhias. Ao ser questionada sobre uma situação inusitada durante seus anos de profissão, respondeu sobre um passageiro indisciplinado durante o voo entre Fort Lauterdale (FLL) e Campinas (VCP), na qual ela teve que realizar a contenção do passageiro, por ameaçar agredir outro cliente a bordo. Para Nubya, foi um momento de grande importância, pois colocou em prática o treinamento que os tripulantes recebem para essas ocasiões.

Faltando cerca de uma hora para o pouso em Campinas, foi oferecido cafezinho. Nosso pouso estava estimado para às 21h40 e nossa descida foi iniciada por volta das 21h20, para a pista 15. O tempo em Campinas estava bom e nosso pouso foi realizado 20 minutos antes do horário agendado, que era 22h00. O desembarque desta vez foi realizado em posição remota, e alguns clientes em conexão foram direcionados para vans a fim de permitir a conexão a tempo.

Nossos agracimentos ao Bruno Tortorella por permitir ao Ponte Aérea estar presente neste momento especial da companhia aérea Azul, e a toda a tripulação do Comandante Jacques Godoy pelo carinho e atenção que tiveram conosco durante o bate-volta para Recife. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s