Aviação Civil

Airbus lança o A321XLR, aeronave de corredor único com o maior alcance da indústria

Novo membro da família A321neo poderá voar por mais de 8.000 km.

A Airbus anunciou nesta segunda-feira, 17, em Le Bourget, na abertura do Paris Air Show, o lançamento do A321XLR, o mais novo membro da família A321neo. O novo jato de corredor único fornecerá um alcance de 4.700 milhas náuticas, 15% a mais quando comparado com o A321LR. 

Respondendo às necessidades do mercado, por mais alcance, o A321XLR deve entrar em serviço em meados de 2023. Aliado a sua eficiência a nova versão do A321neo promete reduzir em 30% a relação consumo de combustível por assento, frente as aeronaves concorrentes da geração anterior, como o Boeing 757-200.

IMG_3656

O A321XLR permitirá a criação de novas rotas, pares de cidades onde a demanda não é suficiente para aeronaves de fuselagem larga (wide-body). Os operadores podem equipá-lo em configurações com 180-220 passageiros em duas classes de última geração, com assentos full-flat oferecendo o melhor conforto e produto possível em voos de longa distância ou em um layout com 244 assentos em classe única.

Com mudanças mínimas na estrutura básica do A321neo, o projeto do A321XLR mantém a comunalidade com a família A320neo, mesmo cockpit, fuselagem, asas e os motores CFM International Leap-1A ou Pratt & Whitney PW1100G, selecionados de acordo com o cliente.

IMG_3657

A nova versão de longo alcance do A321neo ganhará um novo Rear Centre Tank (RCT) permanente para maior volume de combustível; um novo trem de pouso reforçado para um peso máximo de decolagem (MTOW- Maximum Take-Off Weigh) de 101 toneladas; com a mesma asa uma nova configuração flaps será instalada, mantendo o desempenho atual do A321neo

O novo RCT tem capacidade para 12.900 litros de combustível, otimizado possui espaço para mais combustível do que vários reservatórios adicionais (ACTs), mas ocupando menos espaço no compartimento de carga, liberando assim o volume do piso para carga adicional e bagagem em rotas de longo alcance.

A expectativa é que 200 encomendas para o A321XLR sejam firmadas durante a 53ª edição do Paris Air Show.

 

 

Anúncios

Categorias:Aviação Civil

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s