Aviação Civil

Pista principal do Santos Dumont será fechada por um mês

Obra de recapeamento da pista principal será executada entre os dias 12 de agosto e 12 de setembro.

A pista principal do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, será fechada por um mês para obras de manutenção. Segundo a Infraero, a reforma na pista (02R/20L) será executada entre os dias 12 de agosto e 12 de setembro.

Durante o período, as companhias aéreas e as aeronaves executivas poderão operar norlmamente pela pista auxiliar (02L/20R), respeitando as restrições de peso e tamanho das aeronaves. Os voos no Santos Dumont serão readequados de acordo com o planejamento das companhias aéreas, que deverão repassar as informações aos passageiros. Boa parte das operações será transferida temporariamente para o Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), na Zona Norte da capital fluminense.

Santos Dumont

Foto: Fábio Laranjeira/Contato Radar

Com as limitações na 02L/20R, algumas aeronaves como o Airbus A319 e Boeing 737-800, que operam a Ponte Aérea, principal ligação aérea do país, ficam impossibilitadas de operar no aeroporto central do Rio. Já o Boeing 737-700 e o Embraer 190/195, utilizados pela GOL e Azul respectivamente, podem pousar e decolar da pista auxiliar, assim como o ATR 72, operados pela Azul e Passaredo.

A última vez que a pista do aeroporto passou por manutenção semelhante foi em 2009. A expectativa dessa obra é que também tenha uma durabilidade de 10 anos, até uma nova manutenção. Uma nova camada porosa de atrito será aplicada na pista (02R/20L), o principal benefício do pavimento é a perfomance das aeronaves no pouso, bem como o escoamento da água em dias de chuva.

Diferentemente de outros processos de recapeamento, o método utilizado para a pavimentação no SDU, não permite emendas e, por isso, não é possível realizar as obras em períodos intercalados, impossíbilitando a continuação de pousos e decolagens da pista em obras, mesmo em derteminadas janelas de horários.

Consultadas pelo ‘Ponte Aérea’, as três maiores companhias aéreas do país se posicionaram sobre seus voos durante o período de obras na pista principal do Aeroporto Santos Dumont.

AZUL

“Em função das obras na pista principal do aeroporto Santos Dumont (RJ), entre 12 de agosto e 12 de setembro, a Azul transferirá parte de suas operações para o aeroporto do Galeão. Os voos para Ribeirão Preto, São José dos Campos e Campos dos Goytacazes, realizados com as aeronaves modelo ATR 72-600, serão mantidos no Santos Dumont. A companhia ressalta que, oportunamente, comunicará seus Clientes sobre as mudanças e esclarece que as operações mantidas no aeroporto seguirão os padrões máximos de segurança”.

GOL

“A GOL informa que está que fazendo estudos para melhor atender os Clientes que utilizam a rota e que comunicará as alterações na malha assim que tiver o plano definido. A companhia ressalta que aguarda a administração aeroportuária confirmar o período de obras por meio de documentação oficial (Notam)”.

LATAM

“Devido a reparos na pista do Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro (SDU), a operação desde/até este aeroporto estará suspensa desde 12 de agosto a 10 de setembro de 2019. Os voos serão transferidos ao Aeroporto Galeão (GIG). Os passageiros estão sendo notificados desde o dia 15 de junho, de forma centralizada pela LATAM através de: e-mail, SMS, App LATAM”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s