Aviação Militar

Argentina pode adquirir jatos de combate sul-coreanos

Novas aeronaves devem substituir os A-4AR Fightinghawk.

Ao mesmo tempo em que finaliza a venda de jatos de treinamento para a Guatemala, o Governo Argentina negocia a compra de 10 caças sul-coreanos FA-50 Golden Eagle. O ápice das conversas foi durante a reunião do G20 no Japão, onde o presidente Mauricio Macri conversou em particular com o presidente sul coreano Moon Jae-In.

A compra estimada em US$ 200 milhões deve ser paga em até 10 anos, e compreende a aquisição de 10 caças FA-50 fabricados pela Korean Aerospace Industries (KAI). O FA-50 Golden Eagle é um caça leve multifunção supersônico, baseado no treinador avançado T-50 Golden Eagle. Por não ser “exatamente” um caça, mas sim a evolução de uma aeronave de instrução, o FA-50 ainda não é aeronave ideal para a Força Aérea Argentina (FAA), cujo principal avião de combate é o A-4AR Fightinghawk, uma modernização do A-4M Skyhawk II, e que já vem mostrando os sinais da idade e do uso constante há muito tempo.

FA-50 AGM-65 Maverick - KAI

Um KAI FA-50 Golden Eagle disparando um míssil ar-solo AGM-65 Maverick. Foto: Força Aérea Sul Coreana.

Desde que os Dassault Mirage III, Mirage 5 e IAI Finger foram aposentados em 2015, a FAA vem buscando um novo caça supersônico. O Governo Argentino, apesar de ter tentado adquirir o IAI Kfir Block 60 e alguns Mirage F1M da Espanha, não obteve nenhum sucesso até agora. A crise econômica que vem assolando a Argentina não ajuda em nada a situação da FAA, que já foi uma das maiores forças aéreas da América do Sul.

A-4AR - Chris Lofting

Os veteranos A-4AR Fightinghawk já mostram os sinais do uso constante. Foto: Chris Lofting.

A Argentina vem negociando essa aquisição desde 2017, e o resultado pode aparecer nas próximas semanas. Se for positivo, a FAA deve receber 2 caças ainda 2019, e mais 8 em 2020.

Anúncios

Categorias:Aviação Militar

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s