Aviação Militar

Guatemala adquire jatos de treinamento da Argentina

Compra deve ser concluída nos próximos dias.

A Guatemala deve finalizar, nos próximos dias, junto com a Argentina, o processo de aquisição de dois jatos de treinamento IA-63 Pampa III, produzidos pela Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA). A compra, estimada em US$ 28 milhões, é a primeira exportação da fabricante em mais de 25 anos, e a primeira dessa aeronave.

Segundo a mídia argentina, as conversas entre os presidentes Mauricio Macri e Jimmy Morales, da Argentina e da Guatemala, respectivamente, iniciaram em 2018, e devem ser concluídas na próxima semana. O Ministério da Defesa argentino confirmou a existência de negociações s com o México, Costa Rica e Paraguai para a aquisição do jato argentino. A Bolívia também demonstrou interesse, mas a compra foi barrada por Israel, que é fabricante de alguns componentes da aeronave.

PAMPA 09

O Pampa III na Fábrica de Argentina de Aviones (FAdeA). Foto: Marcelo Garay.

O IA-63 Pampa é um avião de instrução avançado e ataque leve desenvolvido nos anos 70-80 pela Fábrica Militar de Aviones (atual FAdeA) em conjunto com a fabricante alemã Dornier. O Pampa III é a terceira geração desse pequeno jato argentino, compatível com óculos de visão noturna (NVG) e capacete com display integrado (Helmet Mounted Display), o que aumenta a sua capacidade de ataque. Atualmente a Fuerza Aérea Argentina (FAA) opera aproximadamente 27 unidades do IA-63 Pampa II, de geração anterior, e duas unidades do Pampa III, recebidas em fevereiro desse ano.

O acordo entre os dois países prevê a aquisição de duas aeronaves (com opção para mais três), treinamento das tripulações e técnicos guatemaltecos, e equipamentos de manutenção e apoio.

Contribuiu: Marcelo Garay.

Categorias:Aviação Militar

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s