Aviação Civil

Proposta de Germán Efromovich pela Alitalia é recusada, Atlantia e Delta são escolhidas

Empresa da família Benetton deve investir cerca de € 300 milhões.

A Ferrovie dello Stato rejeitou a proposta de Germán Efromovich e selecionou o Grupo Atlantia, da família Benetton e a Delta Air Lines no consórcio formado para o resgate da Alitalia. O anúncio foi feito ontem (15) pelo Conselho de Administração da estatal ferroviária.

Além da Atlantia, foram apresentadas ofertas de Germán Efromovich, dono da Avianca Brasil e acionista da Avianca Holding e da Toto, construtura civil do empresário Claudio Lotito, dono do clube de futebol Lazio.

Boeing 777-200ER Alitalia São Paulo GRU Guarulhos

A beira da falência, a Alitalia está sob intervenção do governo italiano desde 2017, as operações foram mantidas após o aporte de cerca de 900 milhões de euros concedidos via empréstimo pelo poder público.

A Atlantia deve investir cerca de 300 milhões de euros para adquirir 30% das ações na aérea italiana, enquanto a Delta terá cerca de 10% a 15% de participação, com a possibilidade de aumentar sua fatia. O Tesouro italiano manterá 15% do controle na Alitalia.

O Grupo Atlantia controla uma extensa rede de autoestradas e aeroportos, entre eles os dois terminais aéreos de Roma, Fiumicino e Ciampino. A empresa enfrenta problemas com o governo italiano, que pretende revogar concessões da Autostrate, subsidiária responsável pela Ponte Morandi, cujo desabamento resultou na morte de 43 pessoas em Gênova.

Inicialmente, o ministro do Desenvolvimento e Trabalho, Luigi Di Maio era contra a oferta e participação da empresa da família Benetton no processo de recuperação da Alitalia. Apesar dos problemas, o governo italiano aprovou a entrada da Atlantia no resgate da companhia aérea de bandeira do país.

Comunicado da Ferrovie dello Stato

Roma, 15 de julho de 2019

O Conselho de Administração da Ferrovie dello Stato Italiane, hoje, tendo avaliado as confirmações de juros recebidos, identificou a Atlantia como um parceiro para apoiar a Delta Air Lines e o Ministério da Economia e Finanças para a operação da Alitalia.

A FS Italiane começará a trabalhar o mais rapidamente possível com os parceiros identificados para compartilhar um plano industrial e os demais elementos da eventual oferta.

 

Categorias:Aviação Civil

Marcado como:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s