Aviação Civil

Novo aeroporto de Vitória da Conquista é inaugurado

Governo Federal inaugura novo aeroporto de Vitória da Conquista, na Bahia.

O novo aeroporto de Vitória da Conquista – Glauber Rocha, na Bahia, foi inaugurado nesta terça-feira (23) pelo presidente Jair Bolsonaro. O início das operações comerciais está previsto para a próxima quinta-feira (25).

A obra no valor R$ 105,8 milhões, posssui área de 6,1 milhões de metros quadrados, o aeródromo conta com uma pista com 2.100 metros de extensão e 45 metros de largura, e inclui pátio para aeronaves, taxiway, rampa de equipamentos, subestação de energia, balizamento noturno, acessos viários internos e seção contra incêndio.

Vitória da Conquista

Divulgação/Governo do Estado da Bahia

O terminal de passageiros possui 3,5 mil metros quadrados e está localizado nas proximidades da BR-116, a 10 km do centro de Vitória da Conquista. A capacidade do novo terminal é de 500 mil passageiros por ano. A concessionária responsável pela administração do novo aeroporto é a empresa paulista Socicam.

“Trata-se da maior obra da aviação regional do Brasil. E o governo federal deu continuidade a esse trabalho, mostrando que a infraestrutura para nós é uma questão de Estado. É resultado de um esforço coletivo, o que faz com que esse equipamento importante seja entregue agora à sociedade baiana”, afirma o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

IMG_3042

Pista de 2.100 x 45 metros comporta jatos de porte médio das principais aéreas do país.

O novo aeroporto de Vitória da Conquista – Glauber Rocha, dará acesso a voos regulares para uma população de 2,3 milhões de 100 municípios vizinhos, do estado da Bahia e também de Minas Gerais.

 

 

Anúncios

1 resposta »

  1. Parabéns ao Governo Federal! Essa obra é tanto um marco como um alerta ao governo estadual da Bahia e a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura do estado), de não adianta mais construir aeroportos regionais para o hoje. O hoje, já é passado. Basta de pistinhas de 1.500 x 30m em asfalto mole, resistência para no máximo 22 toneladas, puxadinhos para os passageiros e sem voo por instrumento GPS . O Estado da Bahia e o Brasil precisam de aeroportos regionais como esse com capacidade de receber com um nível alto de segurança e conforto as novas aeronaves regionais JATO de 135 lugares e a maciça frota de Airbus A320-NEO e Boeing B737-MAX de 170 a 200 passageiros. Não podemos mais reformar e construir aeroportos pensando somente que os turbuélices de 70 lugares serão eternos e constituirão a maioria na frota das aéreas nacionais. Falta visão do modal ao governo da Bahia e a Seinfra, tanto que só investiu 6,7% do valor da obra. Parabéns a cidade e outros 100 municípios da Bahia e Minas Gerais que serão beneficiados por já termos 2.100 x 45m de pista entre as outras benfeitorias. Esse aeroporto já nasce com ótimas perspectivas de crescimento ao proporcionar a infraestrutura da moderna aviação do século 21. Acho que o Clauber ficaria contente em ter a sua cidade no mapa mundial de linhas aéreas com grandes aeronaves. Saudações & Bons Voos,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s