Aviação Militar

Canadá envia requisição de proposta para novos caças

Novas aeronaves devem ser adquiridas em 2022.

O Departamento de Serviços Públicos e Aquisições do Canadá emitiu uma Requisição de Proposta (Request For Proposal, RFP) para a Airbus, Boeing, Lockheed Martin e SAAB para adquirir 88 novos caças para a Força Aérea Real Canadense (Royal Canadian Air Force, RCAF). As novas aeronaves deverão substituir os já cansados McDonnell-Douglas (Boeing) CF-18 Hornet, a versão canadense do F/A-18 Hornet.

As RFP devem ser respondidas ainda em 2019, por meio de uma oferta de segurança, para uma avaliação inicial do governo canadense, que dará um feedback às fabricantes. Serão avaliados os custos, benefícios e atributos técnicos das aeronaves. As empresas também deverão apresentar um projeto de benefícios econômicos (compensação) do mesmo valor do contrato.

CF-188 Hornet

A Força Aérea Real Canadense tem 80 caças CF-188A/B em serviço, já bastante cansados. Foto: Laura Brophy/RCAF

A Força Aérea Canadense conta com aproximadamente 80 caças CF-188A/B Hornet operacionais, em serviço desde os anos 80. As aeronaves já mostram os sinais de fadiga pelo intenso uso pela RCAF. Recentemente, o Governo do Canadá adquiriu 25 F/A-18 Hornets da Austrália para reposição aeronaves e peças (canibalização). O projeto deverá ser concluído em 2022, e as primeiras unidades deverão ser entregues em 2025.

O caça vencedor será decidido entre Eurofighter Typhoon (Airbus), F/A-18E/F Super Hornet (Boeing), F-35 Lightning II (Lockheed Martin) e JAS-39E/F Gripen (SAAB).

Categorias:Aviação Militar

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s