Aviação Civil

GOL lidera e Azul registra o maior crescimento no mercado doméstico

GOL lidera mercado doméstico com 37% de participação no primeiro semestre.

A GOL ampliou sua liderança no mercado doméstico, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nesta sexta-feira (26). A companhia encerrou o primeiro semestre do ano com 37% de participação, registrando um crescimento de 4,1% no market share.

Na segunda posição a LATAM detém 32,4% do mercado doméstico, seguida pela Azul com 22,5%. A Azul foi a companhia que apresentou a maior variação (+22,3%) em participação nos voos nacionais, a aérea detinha 18,4% do mercado um ano antes. A Avianca Brasil encerrou o semestre com 7,7%, as regionais Passaredo e MAP, possuem respectivamente 0,2% e 0,1% do segmento nacional.

GOL 737-700 737-800

A Avianca Brasil que não opera desde 24 de maio teve sua participação diluída entre GOL e Azul, principalmente no mercado corporativo. GOL e Azul lideram a emissão e faturamento de bilhetes corporativos.

A demanda passageiros-quilômetro transportados (RPK) no acumulado de janeiro a junho da GOL foi de 17 milhões (+5,2%), frente a oferta medida em assentos-quilômetro oferecidos (ASK) de 20 milhões (1,8%), resultando em uma taxa de ocupação de 82,7%. A LATAM apresentou demanda (RPK) de 15 milhões, enquanto sua oferta registrou alta de 1,3%, para 18 milhões de assentos oferecidos. A taxa de ocupação da subsidiária brasileira do Grupo LATAM foi de 81,1% no período, alta de 1,7%.

Com o maior crescimento em market share, a Azul registrou alta de 23,6% na demanda (RPK), com 10 milhões de passageiros transportados, a oferta (ASK) foi de 12 milhões, com taxa de ocupação de 82,5%, alta de 4% na comparação com o primeiro semestre de 2018.

A demanda por voos domésticos registrou alta de 1,1% no primeiro semestre de 2019. A oferta teve queda de 1,4%. A taxa de ocupação consolidada foi de 82,2%, alta de 2,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2018.

As companhias aéreas brasileiras transportaram 45,5 milhões de passageiros no mercado doméstico no primeiro semestre, alta de 1,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s