Aviação Civil

Os planos da Azul em Confins

Em workshop realizado em Confins nesta manhã, companhia pode comentar mais sobre a base e os planos.

A Azul realizou na manhã desta segunda-feira (05) um workshop em Confins (CNF) sobre o atual momento da base e o que os mineiros poderão esperar no futuro. Marcelo Bento, diretor de alianças da Azul, pode falar sobre o tema.

“Belo Horizonte, hoje, é a segunda cidade do país que mais recebe voos da Azul. Conectamos os mineiros e toda região a mais de cem destinos que operamos. Graças a força dessa conectividade doméstica, conseguimos oferecer dezenas de opções de voos para os mineiros e todos os Clientes da Azul que voam para cá para chegar aos seus destinos finais. Estamos muito felizes com o crescimento na capital e no estado e esperamos continuar com essa parceria com a administradora do aeroporto e o governo, que tem dado muitos frutos para todos nós”, ressalta Bento.

Embraer E195 Azul CNF Confins Belo Horizonte

O aeroporto de Confins (CNF) é a segunda maior base de operações da Azul.

Para a Azul, Belo Horizonte ainda não possui demanda suficiente para sustentação de voos internacionais somente por mercado próprio. É necessário abastecer os voos com conexões, o que podem representar até 65% de passageiros do voo internacional. Somente os outros 35% dos passageiros são de origem local, como é o caso da rota para Buenos Aires (EZE).

A320 grafico

Gráfico correspondente ao público da ligação entre Belo Horizonte e Buenos Aires. Dados: Azul.

A Azul obteve um crescimento de 250% em 7 anos, e em comparação ao último ano, foram 12% na oferta de assentos. Em 2012, a Azul atendia 12 destinos a partir de Confins (CNF), e atualmente, são 42.

Gráfico destinos

Destinos a partir de Confins. Fonte: Azul.

Os planos de expansão da companhia no seu segundo hub, ainda estão previstos no mercado doméstico. Rotas para Salvador (SSA), Rio de Janeiro (SDU), Montes Claros (MOC), Ipatinga (IPN), Governador Valadares (GVR), Florianópolis (FLN), São Paulo (GRU) e Maceió (MCZ) são os destinos contemplados com aumento de frequências a partir de agosto deste ano. Com destaque para Florianópolis (FLN), que passa a ser conectado como voo regular e não mais sazonal.

ATR72-600 Azul Confins CNF Belo Horizonte

A Azul ampliará ainda este ano ligações regionais para Ipatinga (IPN), Governador Valadares (GVR) e Montes Claros (MOC).

Para a Azul, o aeroporto de Confins oferece uma larga vantagem para suas conexões internacionais, que podem ser realizadas com intervalo mínimo de 1h entre os voos. Outros aeroportos internacionais, como Guarulhos (GRU), Galeão (GIG) e Brasília (BSB), o tempo mínimo é entre 01h30 e 01h45.

A operação da companhia no aeroporto possui praticamente todos os modelos de aeronaves que operam: do ATR72-600 ao Airbus A330. Confins também registrou 7,7 milhões de passageiros transportados pela companhia no ano passado, sendo 52% de conexões. Tais números foram possíveis com o encerramento das operações da Azul na Pampulha (PLU).

Azul A330neo

Aeroporto de Confins (CNF) poderá receber novo voo para Fort Lauderdale (FLL) ou aumento de frequências para Orlando (MCO).

Questionado sobre a possilibilidade de novos voos internacionais em Confins, Bento respondeu que os estudos existem, apesar de não revelar o destino. Porém comentou que poderá ser a criação de um voo para Fort Lauderdale (FLL) devido a saída da American Airlines do aeroporto, ou na ampliação de frequências para Orlando (MCO), rota que já é operada pela companhia com seus Airbus A330-200.

O Ponte Aérea entrevistou Marcelo Bento, diretor de alianças da Azul.

Ponte Aérea: A Azul vai reduzir as frequências dos voos de Buenos Aires (EZE) saindo de Confins (CNF). Isso se deve a concentração de conexões nos voos de Campinas (VCP) ou baixa demanda do mercado mineiro?

Bento (Azul): Isso se deve principalmente a crise argentina, que reduziu muito o turismo entre Argentina e Brasil. Mas esperamos que depois das eleições argentinas, isso volte à melhorar. A Argentina, assim como o Brasil anda em círculos, e no momento que a gente se encontra com a economia brasileira devagar e da Argentina pior ainda, esperamos que tenha uma reação para que possamos retomar as operações como elas são.

Ponte Aérea: Então para a alta temporada, podemos esperar um retorno da parte dessas frequências?

Bento (Azul): Sim, a gente espera depois disso também manter as frequências.

Ponte Aérea: Em relação aos slots pedidos para a operação na Ponte Aérea (Rio-São Paulo), foram mais pedidos do que novos slots recebidos. Existe alguma previsão para redução nos voos entre São Paulo (CGH) e Confins (CNF)?

Bento (Azul): Não. Congonhas – Confins continua com a quantidade de voos, porque, justamente a gente tendo uma presença tão pequena em Congonhas, uma forma de ampliar essa presença é ter o máximo de conexões possíveis em Confins. Então a única forma de atender o passageiro de Congonhas para Cuiabá (CGB), Recife (REC), Salvador (SSA), Porto Velho (PVH) etc, é fazendo conexão em Confins. Justamente o hub de Confins ajuda a gente ampliar a nossa presença em Congonhas mesmo tendo poucos voos. Então não podemos reduzir isso.

Ponte Aérea: Há alguma previsão de retorno dos voos para Divinópolis (DIQ)? 

Bento (Azul): Esperamos o aeroporto dar estas condições. A prefeitura (de Divinópolis) precisa viabilizar, eles tem se mexido neste sentido tentando um acordo com a INFRAERO para gestão do aeroporto. A INFRAERO está se dedicando a ajudar pequenos aeroportos a se reestruturarem e realizar gestão. Então estamos esperançosos em voltar nossas operações em breve.

2 respostas »

  1. Aumentam a frequência em MOC e substituem o único voo pra lá com E95 para todos com AT7. Não sei se foi uma boa mudança hahaha

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s