Aviação Civil

A ‘carta’ de despedida do MD-80 da American Airlines

O adeus do “Mad Dog”.

No próximo dia 04 de setembro, a American Airlines aposentará um dos principais jatos de sua história, o McDonnell Douglas MD-80 “Mad Dog”. O último voo comercial, callsign AA80, ligará Dallas (DFW) a Chicago (ORD), dois dos principais hubs da companhia, encerrando uma história de 36 anos.

Para marcar sua aposentadoria na American Airlines, o MD-80 deixou sua ‘carta’ de despedida. Confira abaixo a mensagem do Mad Dog para clientes e membros da equipe.

Você pode não me conhecer muito bem. Mas se você voa bastante com a American Airlines, provavelmente nos encontramos. Meu nome é Mad Dog. Ok, é mais um apelido, na verdade … abreviação de McDonnell Douglas MD-80. Meus pais gostavam de dizer que eu era um Super 80. Eu não poderia concordar mais.

Você provavelmente está se perguntando por que um avião está escrevendo um artigo de revista. Bem, para começar, temos muito tempo livre à noite. Mas a principal razão é … estou chamando de carreira. Em 4 de setembro, vou me aposentar em Roswell, Novo México, abrindo caminho para alguns jovens da Airbus e da Boeing. Meus irmãos restantes – cerca de duas dúzias de MD-80 ao todo – também vão iluminar seu alumínio polido naquele dia para um voo final no pôr do sol.

Deixar o resto da frota para trás – com seu sofisticado Wi-Fi via satélite, compartimentos de bagagem (bins) maiores e tomadas elétricas no assento – é agridoce, o fim de uma jornada que começou em 1983. Ao longo da década, ajudamos a lançar o hub da American como o workhorse da companhia aérea. Mais de 350 de nós encheram o céu para a American quando nos fundimos com a TWA em 2001. E apesar de a maioria ter voado domesticamente, nós conectamos as maiores cidades do país, fazendo reuniões e memórias para milhões de clientes.

Ao fazer isso, tornamos nossa presença conhecida. Muitos de vocês adoraram o grunhido característico de nossos motores. Outros gostaram da pacífica calma na frente – nada mais do que nossos pilotos. Para todos eles por nos apontar na direção certa; aos comissários de bordo que andaram nos nossos corredores, cuidando dos clientes; aos mecânicos que mantinham esses cachorros velhos parecendo jovens filhotes; e aos milhares de outros membros da equipe que nos receberam no portão, carregaram sacolas e cargas, ou simplesmente vieram para o passeio – obrigado pelas memórias, do fundo de nossos corações hidráulicos.

Claro, sem clientes, nunca nascemos. Você é a razão pela qual continuamos voando e por que podemos estacionar pela última vez com nossas caudas erguidas. Então, em nome dos 130.000 membros da equipe da American, toda a nossa frota e, particularmente, meus companheiros aposentados, eu dou um giro em minha ala. Obrigado por voar conosco nos últimos 36 anos. Nas palavras da minha música favorita dos anos 80, tive o melhor momento da minha vida. E eu devo tudo a você.

– McDonnell Douglas MD-80

IMG_3779

 

Anúncios

2 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s