Aviação Civil

Congonhas: MAP, Passaredo e TwoFlex cumprem requisitos e garantem slots

ANAC define alocação dos slots em Congonhas, e novas empresas poderão atuar no aeroporto da capital paulista.

A alocação dos direitos de pousos e decolagens (slots) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi definida ontem (14) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Além da Azul, as companhias aéreas regionais MAP e Passaredo garantiram as autorizações anteriormente operadas pela Avianca Brasil.

A confirmação veio após análise feita pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que avaliou os requisitos operacionais e de perfomance das aeronaves utilizadas pelas companhias aéreas, como velocidade na aproximação, tempo de uso de pista e espaçamento necessário no controle de tráfego aéreo.

Passaredo

Com a alocação provisória dos 41 slots distribuídos, a Azul poderá utilizar seus 15 direitos, seguida pela Passaredo com 14 e MAP com 12 horários. Os 14 slots solicitados pela TwoFlex na pista auxiliar também foram confirmados. Após os trâmites legais, as empresas iniciarão as operações de seus respectivos voos de acordo com os horários alocados e rotas registradas.

Com novas empresas em Congonhas, apesar do domínio de LATAM e GOL, o aeroporto paulistano conta agora com três novas operadoras e a possibilidade da abertura de rotas para novos destinos.

MAP Linhas Aéreas

A maior operadora de Congonhas, a LATAM, possui 236 slots (43,9%), seguida pela GOL com 234 (43,5%), a Azul que possuía 26, terá com o acréscimo das 15 novas autorizações, um total de 41 slots e 7,6% de partipação, números idênticos da então terceira maior operadora, a Avianca Brasil. As regionais Passaredo e MAP passam a deter, cada uma, pouco mais de 2% dos slots de Congonhas.

IMG_3844

Divulgação/ANAC

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s