Aviação Militar

Primeiro voo do E-99 modernizado

Aeronave decolou da sede da Embraer em Gavião Peixoto.
Na última sexta-feira (16), o primeiro Embraer E-99 modernizado da Força Aérea Brasileira (FAB) fez o seu primeiro voo. O E-99M, como foi designado pela FAB, decolou para um voo de testes na sede da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

O E-99M em Gavião Peixoto. Foto: Agência Força Aérea.

“Inicialmente, foram desmontados todos os equipamentos e a aeronave foi redesenhada para receber uma nova configuração. Esse voo de hoje concretiza o término de uma das fases da modernização, demonstrando que a aeronave está em condições de voo frente a todo esse complexo desenvolvimento”, disse o Coronel Aviador Wilson Paulo Corrêa Marques, gerente do projeto de modernização do Embraer E-99.

SAM_0569 - Copy

O E-99 em 2014, na Base Aérea de Canoas (Ala 3). 

O E-99 é uma aeronave de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C), baseada no jato EMB-145 e operada pelo Esquadrão Guardião, sediado na Ala 2 (Anápolis). É um avião estratégico para a FAB: por ser um “radar aéreo”, ele multiplica a capacidade de detecção de ameaças aéreas. O E-99 é uma das únicas aeronaves do tipo na América do Sul. “A modernização possibilitará uma melhor visualização dos tráfegos, que mais informações sejam captadas, um incremento na capacidade de atuação em um ambiente de guerra eletrônica, além de uma melhoria na coordenação dos sistemas embarcados”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, comandante do Esquadrão Gavião.

Fonte: Agência Força Aérea.

Anúncios

Categorias:Aviação Militar

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s