Aviação Militar

Gripen brasileiro faz seu primeiro voo

Aeronave será usada nos programas de ensaios em voo.

Hoje, às 09:41 no horário de Brasília, o primeiro JAS-39E ‘Gripen E’ brasileiro decolou para o seu voo inaugural, informou a Saab. O caça, com as matrículas FAB 4100 e 39-6001 ostentando uma pintura comemorativa, fez um voo de aproximadamente 65 minutos operando a partir do aeródromo da Saab em Linköping, sob os comandos de Richard Ljungberg, piloto de testes da própria Saab.

O voo, cujo objetivo foi verificar o comportamento do caça de acordo com as expectativas, incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diversas velocidades e altitudes. Essa primeira aeronave será usada no programa de ensaios em voo. Este também foi o primeiro voo com o Wide Area Display (WAD) e novo Head-Up Display (HUD), desenvolvidos pela AEL Sistemas.

Saab @Linus Svensson

O primeiro Gripen E brasileiro, ostentando uma bela pintura comemorativa. Foto: Linus Svensson/Saab.

“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, afirmou o Presidente e CEO da Saab Håkan Buskhe.
O piloto Richard Ljungberg afirmou que o voo foi tranquilo e que a aeronave comportou-se exatamente como foi ensaiado em bancadas de testes e simuladores de voo. “Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros”, afirmou Richard.

Anúncios

Categorias:Aviação Militar

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s