Aviação Militar

Exército Brasileiro realiza Sábado Aéreo em comemoração aos 100 Anos da Aviação do Exército

O evento ocorreu na cidade de Taubaté, São Paulo.

No último sábado, dia 24 de Agosto de 2019, durante as comemorações alusivas ao centenário da Aviação do Exército, a população da cidade de Taubaté e região tiveram a oportunidade de conhecer de perto as aeronaves e atividades desenvolvidas pelos Batalhões Aéreos do Exército lá sediados. Ao longo de todo o dia, cerca de trinta e cinco mil pessoas compareceram ao sábado aéreo o qual contou com a presença de aeronaves da Marinha e Força Aérea Brasileira de forma estática.

Texto e fotos por Marcos Junglas

A Marinha enviou para o evento o MH-16 SeaHawk, aeronave destinada a missões de Guerra Anti-submarino. A Força Aérea por sua vez se fez representada pelo Neiva T-25 Universal, aeronave destinada ao treinamento inicial dos pilotos da FAB, pelos A-29 Super Tucanos, estes pertencentes ao Esquadrão de Demonstração Aéreo, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, e por uma aeronave de transporte Embraer Brasília, designada como C-97.

Durante o período da manhã, exibições da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Segundo Batalhão de Polícia do Exército foram realizadas. Ao término dessas exibições, houve a chegada da Esquadrilha CEU e posterior chegada da Esquadrilha da Fumaça. A tarde, a Esquadrilha CEU seria a primeira a se apresentar. Formada em sua maioria por ex-oficiais aviadores da FAB, a CEU realizou diversas manobras por aproximadamente 30 minutos.

Ao término da apresentação da Esquadrilha CEU, os helicópteros do Exército pertencentes aos Batalhões Gen. Leônidas Pires Gonçalves (1ºBAvEx), Guerreiro (2ºBAvEx) e Pantera (3ºBAvEx), sediados em Taubaté, realizaram a demonstração de diversas técnicas utilizadas no dia a dia das operações como por exemplo, técnicas de rapel e transporte aeromóveis. Duas aeronaves HA-1 Fennec equipadas com lançadores de foguetes e uma metralhadora .50 realizaram uma simulação de ataque. Duas aeronaves HM-1 Pantera demonstraram técnicas de rapel e por fim, uma aeronave HM-3 Cougar realizou o içamento de um jipe militar, técnica essa executada em transporte aeromóvel.

Para encerrar o dia, as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça rasgaram o céu de Taubaté e arrancaram suspiros de todos os presentes ao evento. Mesmo diante do frio que começava a tomar de conta, o público permaneceu até o fim com o show.

O Ponte Aérea parabeniza o Exército Brasileiro e o Comando de Aviação do Exército – CavEx pela data e agradece ao Major Crovato e pelo amigo Guilherme Wiltgen o apoio dado, o qual tornou está matéria possível.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s