Ponte Aérea

Onde a notícia voa

Coreia do Sul deve adquirir helicópteros MH-60R dos EUA

090519-N-2475A-204 PACIFIC OCEAN (May 19, 2009) An MH-60R Sea Hawk helicopter from the "Raptors" of Helicopter Maritime Strike Squadron (HSM) 71 flies alongside the aircraft carrier USS John C. Stennis (CVN 74) during flight operations. John C. Stennis and Carrier Air Wing (CVW) 9 are on a scheduled six-month deployment to the western Pacific Ocean. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 3rd Class Kenneth Abbate/Released)

Venda foi aprovada pelo Departamento de Estado dos EUA.

A Agência de Cooperação em Segurança e Defesa dos Estados Unidos (DSCA) informou na quarta feira (7) que o Departamento de Estado aprovou a venda de 12 helicópteros MH-60R Seahawk para a Marinha da Coreia do Sul. A venda, que também inclui armamentos, sensores e instrumentos para as aeronaves, é avaliada em US$ 800 milhões.

Um MH-60R Seahawk da US Navy. Foto: Kenneth Abbate.

O MH-60R é uma das variantes do SH-60 Seahawk. É um helicóptero multimissão de patrulha marítima, guerra anti-superfície e anti-submarino, e está em uso na Austrália, Estados Unidos, Dinamarca, Arábia Saudita e foi adquirido pela Índia.

O comunicado da DSCA também informou que “A venda proposta melhorará a capacidade da Marinha Sul Coreana de realizar missões de guerra anti-superfície e anti-submarino, juntamente com a capacidade de realizar missões secundárias, como reabastecimento vertical, busca e resgate e retransmissão de comunicações.”