
Aeronave será usada nos programas de ensaios em voo.
Hoje, às 09:41 no horário de Brasília, o primeiro JAS-39E ‘Gripen E’ brasileiro decolou para o seu voo inaugural, informou a Saab. O caça, com as matrículas FAB 4100 e 39-6001 ostentando uma pintura comemorativa, fez um voo de aproximadamente 65 minutos operando a partir do aeródromo da Saab em Linköping, sob os comandos de Richard Ljungberg, piloto de testes da própria Saab.
[wpvideo ATRBq4s8]
O voo, cujo objetivo foi verificar o comportamento do caça de acordo com as expectativas, incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diversas velocidades e altitudes. Essa primeira aeronave será usada no programa de ensaios em voo. Este também foi o primeiro voo com o Wide Area Display (WAD) e novo Head-Up Display (HUD), desenvolvidos pela AEL Sistemas.

“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, afirmou o Presidente e CEO da Saab Håkan Buskhe.
O piloto Richard Ljungberg afirmou que o voo foi tranquilo e que a aeronave comportou-se exatamente como foi ensaiado em bancadas de testes e simuladores de voo. “Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros”, afirmou Richard.
More Stories
Esquadrilha da Fumaça lança vídeo em comemoração aos seus 68 anos
Esquadrilha da Fumaça fará LIVE em comemoração aos seus 68 anos
Alemanha próxima de receber o primeiro Airbus ACJ350