Aviação Civil

Qatar Airways estaria interessada em adquirir participação na TAAG

Com o acordo, a Qatar passaria a gerir a companhia aérea angolana.

A Qatar Airways, companhia aérea estatal do Catar, país do Oriente Médio, estaria interessada em adquirir 39% da aérea estatal TAAG, de Angola. As informações são do NewsAvia, inicialmente divulgadas pelo periódico “Novo Jornal”, de Angola.

Apesar de não deter o posto de acionista majoritário caso a operação se confirme, o site afirma que a Qatar será responsável por administrar a companhia angolana. O Estado angolano seguirá detendo a maior parte das ações, com 51%, e os trabalhadores do setor de transportes poderão ficar com o restante.

Segundo o “Novo Jornal”, a venda faz parte do Propriv, programa de privatizações do país africano, e deve ser concluída até 2021.

A TAAG é uma empresa com resultados financeiros negativos ano após ano e a sua concessão já vem sendo discutida há um tempo considerável. Para enfrentar o déficit, a Emirates foi chamada para gerir a companhia em 2015, mas em julho de 2017 ela retirou-se do acordo alegando “dificuldades prolongadas que tem enfrentado no repatriamento das receitas”, de acordo com o periódico português “Jornal de Negócios”.

Por sua vez, a Qatar já é conhecida no setor pelos seus investimentos em companhias aéreas. De acordo com o site “Simple Flying”, a empresa detém participações minoritárias no IAG, no grupo LATAM, na Cathay Pacific, na Air Italy e na China Southern.

Atualmente, no Brasil, a TAAG opera de Luanda para São Paulo (Guarulhos) e Rio (Galeão). Entretanto, os voos para o Galeão devem ser encerrados no fim de outubro.

Anúncios

Categorias:Aviação Civil

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s