Aviação Militar

Saab apresenta primeiro Gripen E da FAB

A cerimônia de apresentação e entrega do novo avião foi realizada hoje na Suécia.

A Saab apresentou hoje (10) o primeiro JAS-39 Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB) em uma cerimônia realizada na sua sede em Linköping, na Suécia. O F-39E, como será designado no Brasil, foi oficialmente entregue para o começo dos testes. A aeronave com a matrícula brasileira FAB4100 fez seu primeiro voo em 26 de agosto de 2019.

Gripen

O CEO da Saab Håkan Buskhe e o comandante da Força Aérea Brasilera Tenente-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez durante a cerimônia. Foto: Saab.

A cerimônia de apresentação e entrega do novo caça da FAB é mais um grande passo na cooperação entre Brasil, FAB, Suécia e Saab. O evento realizado hoje contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas os ministros da defesa do Brasil e Suécia, Fernando Azevedo e Silva e Peter Hultqvist; os comandantes da FAB e da Força Aérea Sueca, Tenente-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez e Major General Mats
Helgesson; o embaixador do Brasil na Suécia, Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, entre outros. O CEO da Saab Håkan Buskhe entregou em mãos ao comandante da FAB a autorização para o início dos testes com o FAB4100 (foto acima).

Saab @Linus Svensson

O primeiro Gripen E brasileiro, ostentando uma bela pintura comemorativa. Foto: Linus Svensson/Saab.

“O Gripen aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e aumenta uma parceira que garante transferência de tecnologia para o Brasil e promove a pesquisa e desenvolvimento industrial nos dois países”, disse o Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva. Inicialmente, os ensaios em voo serão realizados na Suécia, e no final de 2020 a aeronave será enviada ao Brasil para prosseguir com a campanha de testes em território nacional. A entrega dos F-39 Gripen deve iniciar em 2021.

Gripen E

O primeiro ‘Gripen E’ brasileiro durante seu primeiro voo, em agosto. Foto: Saab.

O JAS-39E Gripen é um caça multifunção de 4.5 geração. A aeronave incorpora diversos equipamentos com tecnologia do estado da arte, tais como o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) Raven ES-05, principal sensor da aeronave; o Wide Area Display e Head Up Display (WAD e HUD), desenvolvidos pela AEL Sistemas; e o capacete com display integrado (HMD) TARGO II, da Elbit Systems. A FAB adquiriu 36 unidades do caça sueco.

Anúncios

Categorias:Aviação Militar

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s