
28 unidades do KC-390 foram adquiridas pela Força Aérea Brasileira.
Aeronave foi entregue hoje em cerimônia realizada na Ala 2.
A Embraer entregou hoje o primeiro avião de transporte multimissão KC-390 à Força Aérea Brasileira, em uma cerimônia realizada na Ala 2, em Anápolis. A aeronave de matrícula FAB2853, a primeira de 28 unidades, será operada pelo 1º Grupo de Transporte de Tropa, o Esquadrão Coral.

O KC-390 é um projeto conjunto da Embraer com a Força Aérea Brasileira, e representa um grande avanço de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira e para aviação de transporte da FAB. “A entrada em serviço do KC-390 na FAB representa um marco importante para o programa e certamente aumentará o crescente interesse internacional por essa aeronave, consolidando o caminho para novas vendas”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

A FAB e a Embraer, através da unidade de Serviços & Suporte da própria empresa, assinaram um contrato de suporte e serviços para o KC-390, com vigência de 5 anos, afim de maximizar a disponibilidade operacional da frota. O contrato contempla suporte logístico e de engenharia, controle de manutenção, reparo de componentes, equipe de apoio para entrada em serviço, fornecimento de materiais e um módulo adicional que inclui análises estruturais, desenvolvimento de boletins de manutenção e pintura de aeronaves, entre outros serviços.
“A incorporação do KC-390 na Força Aérea Brasileira é um marco na aviação militar. Sua modernidade trará uma implementação e aperfeiçoamento na doutrina de emprego desse vetor multimissão, contribuindo sobremaneira para o cumprimento da missão de controlar, defender e integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Recentemente, Portugal tornou-se o primeiro cliente internacional do KC-390, quando o governo daquele país confirmou a aquisição de 5 unidades do novo avião de transporte militar da Embraer. A FAB fechou o contrato para suas 28 unidades ainda em 2014, antes do primeiro voo da aeronave, que foi realizado em fevereiro de 2015. O KC-390 representa um enorme salto operacional e tecnológico para a FAB. É uma aeronave com tecnologia do estado da arte, que pode realizar missões de transporte de tropas, veículos, pallets, paraquedistas, evacuação aeromédica e reabastecimento em voo.
More Stories
Esquadrilha da Fumaça lança vídeo em comemoração aos seus 68 anos
Esquadrilha da Fumaça fará LIVE em comemoração aos seus 68 anos
Alemanha próxima de receber o primeiro Airbus ACJ350