Aviação Civil

Justiça determina devolução de aviões da Avianca Brasil à Airbus

A empresa ainda está em posse de sete aeronaves Airbus A318.

Em meio a disputas judiciais entre seus credores na tentativa de aprovação do plano de recuperação judicial, iniciado em dezembro de 2018 e após o encerramento das operações da companhia em maio deste ano, a Avianca Brasil resiste a devolução das aeronaves que ainda restam em sua inoperante frota. De acordo com a empresa, a devolução das aeronaves impossibilitaria o cumprimento do processo de recuperação judicial.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em mais uma ação, determinou a devolução imediata de sete aeronaves Airbus A318 que ainda estão em posse da companhia à Airbus. As aeronaves são de propriedade da Airbus Financial Services Limited, empresa de leasing da fabricante européia e estavam arrendados à Avianca desde 2011.

Antes de encerrar suas operações, apenas quatro dos oito aviões A318 estavam totalmente operantes, com os outros quatro estacionados em aeroportos no Brasil. De todas as aeronaves em condições de voo, apenas uma (PR-AVJ) foi devolvida à Airbus no mês de agosto.

Os A318 PR-ONC/ONH/ONP e ONR estão estacionados no Aeroporto de Congonhas (CGH), PR-AVL/ONO estão no Aeroporto de São José dos Campos (SJK) e o PR-ONR estacionado no hangar da empresa Aeroporto de Brasília (BSB). A dívida da Avianca Brasil com a Airbus já ultrapassa a casa dos R$165 milhões, fora as inúmeras dívidas milionárias com outros credores.

Ainda não se sabe ao certo se todas as aeronaves serão devolvidas, pelo fato de apenas três estarem em condições de voo. As demais estão paradas a no mínimo um ano, faltando motores, peças e manutenção adequada. Por conta da baixa demanda e alto custo operacional, dificilmente algumas aeronaves voltarão a voar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s