Aviação Civil

Qatar considera aumentar participação na LATAM

Proposta em análise seria uma resposta ao investimento feito pela Delta.

O CEO da Qatar, Akbar al-Baker, afirmou que considera aumentar a participação na LATAM se houver oportunidade, mesmo com a recente negociação de 1.9 bilhão de dólares da empresa com a norte-americana Delta. Ainda segundo ele, o membro da Qatar no conselho da LATAM nunca tomou conhecimento das negociações.

Airbus A350 Qatar

Historicamente, a Qatar Airways mantém um relacionamento conturbado com as principais transportadoras norte-americanas, que acusam as companhias aéreas do Golfo de receber subsídios injustos do governo, tornando a concorrência desleal, além de prejudicar a geração empregos nos Estados Unidos. Apesar das transportadoras rejeitarem as acusações, o relacionamento entre elas tornou-se tenso a partir de 2017.

Nesse mesmo ano, a Qatar ameaçou sair da OneWorld caso os problemas com a American Airlines não fossem resolvidos, mas os demais membros da aliança pressionaram a empresa a permanecer como membro aguardando melhorias. Diante da saída da LATAM, o CEO da Qatar afirmou que a decisão final ainda não foi tomada, mas que estão considerando um possível abandono da aliança. Segundo ele, a Qatar esperava uma “grande mudança” na última reunião do conselho da American, mas isso não ocorreu.

Esta semana, a Qatar recebeu o conselho de administração e a diretoria da LATAM em Doha por três dias, durante os quais eles concordaram em expandir seu contrato de codeshare com a LATAM Brasil para mais destinos, como a Malásia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s