
Aeronaves em serviço estão chegando ao fim de sua vida operacional.
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) está buscando um substituto para seus quatro Boeing E-4B National Airborne Operations Center (Centro Nacional de Operações Aerotransportado), também chamado de Nightwatch. O modelo baseado no 747-200 é conhecido popularmente como “Avião do Fim do Mundo” e está chegando no final de sua vida útil.
O E-4B Nightwatch é um centro de comando e controle aéreo para que o presidente dos EUA, o secretário de defesa e outros chefes de estado-maior e representantes do governo possam coordenar e repassar ordens às Forças Armadas no caso de um ataque grande o suficiente para que os centros de comando em solo sejam destruídos. Por isso recebeu o apelido de Avião do Fim do Mundo. A aeronave tem uma autonomia de 12 horas que pode ser estendida por meio de reabastecimento em voo, e por causa de sua importância estratégica, um dos quatro aviões da frota está sempre pronto 24 horas por dia.

A USAF deve solicitar propostas para os fabricantes ainda em fevereiro do ano que vem. Uma das possibilidades é o Survivable Airborne Operations Center Weapon System (SAOC WS), uma aeronave que deverá unir as capacidades do E-4B Nightwatch com as do E-6B Mercury, o centro de comando e controle aéreo da Marinha dos EUA. Uma das aeronaves que provavelmente serão propostas para o SAOC WS é o 747-8, mesmo avião escolhido para substituir o 747-200 presidencial dos EUA, designado VC-25A pela USAF.
More Stories
Esquadrilha da Fumaça lança vídeo em comemoração aos seus 68 anos
Esquadrilha da Fumaça fará LIVE em comemoração aos seus 68 anos
Alemanha próxima de receber o primeiro Airbus ACJ350